segunda-feira, 25 de março de 2013

Se Deus é tão bom e amoroso, por quê Ele permite que coisas más acontecam?

Bom dia amados(as)... hoje trouxe algo para refletir. Recebi um email há algum tempo que me fez rever muitos conceitos. Leiam esta mensagem. 

 

Se Deus é tão bom e amoroso, por quê Ele permitiu o mal?


Na declaração clássica do problema, esta questão assume que a pessoa deve acreditar em uma das duas visões incompletas de Deus:
1- Deus é todo poderoso, mas não todo bondoso; então Ele não pára o mal.
2- Deus é todo bondoso, mas não todo poderoso; então Ele não pode parar o mal.
A tendência geral do homem é culpar Deus por todo o mal e sofrimento, e passar toda a responsabilidade para Ele. Nós o culpamos pelas guerras, injustiças, defeitos de nascença, tragédias pessoais, etc.

Resposta:

Esta questão é baseada numa falsa premissa. Deus não é bom porque eu acho que Ele é bom, ou porque eu concordo com o que Ele diz e faz. Deus é bom porque Ele diz que é!
1- Deus é bom?

Quando as pessoas fazem essa pergunta,
elas estão essencialmente sugerindo que Deus não é “todo poderoso.” Por que? Normalmente porque Ele não encontra com os seus critérios de “bom.” Uma boa pergunta para ser feita em resposta é, “Quando você se tornou o centro moral do seu universo?” Jesus mesmo disse:
“Só Deus é bom, e mais ninguém” (Lucas 18:19).
 
2- O que é bom?

Bom é o que Deus aprova.
Não há nenhum padrão de bondade maior que o caráter de Deus; então, Sua aprovação de alguma coisa como sendo bom consiste nesse caráter.
3- Por que Ele permitiu o mal?

O homem não foi criado mal, mas perfeito:
eterno, inocente, nunca morreria. Não era capaz de escolher entre o bem e o mal, porém ele fez sua escolha. O homem nunca houvera pecado, a maldição do pecado não veio como resultado:
“O pecado entrou no mundo por meio de um só homem e o pecado trouxe a morte. Assim a morte se espalhou por toda a raça humana porque todos pecaram” (Romanos 5:12)
O homemnão Deus é responsável pelo pecado.
Por que Deus não fez o homem a fim de que ele não pecasse? Porque Deus nos fez a Sua imagem, capazes de escolher.

Guerras, por exemplo, não foram iniciadas por Deus, mas pelo homem (Tiago 4:1). Nós “colhemos o que semeamos.” Ao mesmo tempo, Deus pode e tira o sofrimento e dor (embora não tudo).

Mas nós como cristãos temos a esperança do dia que:
“Deus vai tirar toda lágrima dos [nossos] olhos; não haverá mais morte, nem sofrimento, nem choro. Não haverá mais dor, e as coisas antigas já passaram” (Apocalipse 21:4)
 
 
Muitas pessoas já se fizeram essa pergunta, mas a verdadeira questão deveria ser: "Porque Deus ainda é tão bom e amoroso sendo o homem tão mal?". A bíblia nos fala que só andamos pela graça e misericórdia de Deus. A palavra graça significa favor imerecido. Por mais que não entendamos, Deus tem seus meios. Ele tem um plano para tua e para minha vida. Em Jó 42:2 diz: "Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado." Pense nisso!
 
Beijos e boa semana,
Isa
 
"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus."
Efésios 2:8

 

Um comentário:

  1. Olá! Estou passando para desejar uma feliz Páscoa. Que o amor de Cristo, demonstrado por nós na cruz, esteja sempre em seu coração. Que isso seja motivo suficiente para trazer um sorriso constante aos seus lábios. Um abraço e que Deus te abençoe hoje e sempre!
    sandyadorartes.blogspot.com

    ResponderExcluir